RedeTV! News

VOLTAR

RJ: Alerj abre processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Em votação simbólica realizada nesta quarta-feira (10), o presidente da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), André Ceciliano (PT), declarou aberto o processo de impeachment contra o governador Wilson Witzel (PSC). A sessão foi realizada virtualmente devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Dos 70 deputados presentes, 69 se manifestaram a favor do prosseguimento do rito de impeachment de Witzel. Durante a votação, apenas o deputado Rosenverg Reis (MDB) se absteve. 

Ceciliano iniciou a sessão dizendo que a Casa Legislativa contava com 14 pedidos de impeachment contra o atual governador, que teve o nome ligado a supostas fraudes em compras de equipamentos para a área da saúde.

"Baseado no parecer técnico da Procuradoria, dou prosseguimento ao processo de impeachment pelo crime de responsabilidade. Como me manifestei no início, ele terá direito à ampla defesa", afirmou.

"Essa decisão não é um pré-julgamento. Eu poderia tomar uma decisão monocrática, mas quero abrir uma votação simbólica."Precisamos ouvir o governador, trazer o governador à Alerj. Ele precisa ter a possibilidade de se defender", concluiu. 

Apesar de aberto o processo de impeachment, Witzel não deve ser afastado do cargo. O presidente da Casa irá estabelecer no Diário Oficial um prazo de 48 horas para que os partidos representados na Alerj indiquem representantes para compor a Comissão Especial que irá estudar a admissibilidade da denúncia.

Publicada: 10/06/2020

Comentários