RedeTV! News

VOLTAR

MPF denuncia ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


A força-tarefa da Operação Lava Jato no Paraná denunciou nesta segunda-feira (14) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci e o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, pelo crime de lavagem de dinheiro. O Ministério Público Federal (MPF) afirma que os acusados receberam R$ 4 milhões entre dezembro de 2013 e março de 2014 de forma ilícita.

Segundo o MPF, a prática do crime de lavagem de dinheiro era feita por meio de doações para dissimular o repasse. A denúncia afirma que os valores ilícitos foram repassados mediante quatro operações de doação simulada realizadas pelo Grupo Odebrecht em favor do Instituto Lula, cada uma no valor de R$ 1 milhão.

A ação ainda requer que Lula e Okamotto devolvam a suposta propina à Petrobras, a título de reparação de danos. "E-mails e planilhas apreendidos em buscas e apreensões realizadas em fases anteriores da operação Lava Jato e outras provas materiais corroboram os fatos criminosos, já confessados por Marcelo e Palocci, que optaram por colaborar com a Justiça para o esclarecimento da verdade", afirmou o MPF. 

Fundador do Partido dos Trabalhadores (PT) e o 35º presidente do Brasil, Lula exerceu o cargo entre 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011. Após a denúncia, a defesa do ex-presidente divulgou uma nota afirmando estar surpreendida e considera que o MPF usa "o excesso de acusações frívolas (overcharging) e a repetição de acusações" como táticas de lawfare.


Publicada: 14/09/2020

Comentários