RedeTV! News

VOLTAR

Médico Nelson Teich aceita convite de Bolsonaro para ser ministro da Saúde

O oncologista e empresário do setor da saúde, Nelson Luiz Sperle Teich, aceitou nesta quinta-feira (16) convite feito pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o ministro da Saúde. A informação foi obtida com exclusividade pela RedeTV! após reunião entre o presidente e o médico nesta manhã. 


Natural do Rio de Janeiro, ele se formou pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e se especializou em oncologia no Instituto Nacional de Câncer (Inca). Atualmente, é sócio da Teich Health Care, uma consultoria de serviços médicos.


Na campanha do presidente Jair Bolsonaro, ainda em 2018, Teich foi consultor informal e até chegou a ser cotado para assumir o Ministério da Saúde, mas Mandetta foi o escolhido.


Fundador de uma organização sem fins lucrativos criada em 2009, Teich incentivou pesquisas em diversas áreas do cuidado do câncer.


O convite aconteceu após Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta, atual ministro, se distanciarem durante o combate à Covid-19 no Brasil, principalmente nos temas relacionados ao isolamento social como forma de "brecar" a evolução da doença no páis. 


Mandetta assumiu a pasta em janeiro de 2019 junto com o início do governo Bolsonaro. Antes disso, ele foi secretário Municipal de Saúde de Campo Grande (MS) de 2005 a 2010. Após esse período, exerceu dois mandatos como deputado federal pelo Mato Grosso do Sul (2011 e 2018), "quando empenhou esforços nas áreas sociais, especialmente saúde, medicina, assistência social e educação, compondo comissões e subcomissões temáticas, além representante do grupo de parlamentares brasileiros no Parlamento do Mercosul", segundo o site oficial do Ministério da Saúde.

Publicada: 16/04/2020

Comentários