RedeTV! News

VOLTAR

Ex-presidente Lula é solto em Curitiba após decisão do STF

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi solto na tarde desta sexta-feira (8). Lula estava preso na sede da Polícia Federal de Curitiba desde abril do ano passado. Ele foi um dos beneficiados pela decisão do Supremo Tribunal Federal, que entendeu que réus não podem ser presos em segunda instância.


O alvará de soltura do ex-presidente Lula foi expedido pelo juiz federal Danilo Pereira Junior às 16h15.


No documento, ele afirma que o Plenário do Supremo Tribunal Federal firmou, na quinta-feira (7), novo entendimento, no sentido de que a execução penal provisória, antes de findadas as oportunidades para recurso, somente é cabível quando houver sido decretada a prisão preventiva do sentenciado. E que a prisão de Lula "iniciou-se exclusivamente em virtude da confirmação da sentença condenatória em segundo grau, não existindo qualquer outro fundamento fático para o início do cumprimento das penas."


Lula foi preso em abril do ano passado, após ser condenado, em segunda instância, por corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá. Como ainda cabem recursos contra a condenação, o caso dele se encaixa entre os que podem ser beneficiados pela decisão de ontem do STF.

Publicada: 08/11/2019

Comentários