RedeTV! News

VOLTAR

CCJ da Câmara vota PEC da prisão em 2ª instância na próxima semana

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) considerar inconstitucional a prisão em segunda instância, o assunto será pauta no Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na quinta-feira (7), por 6 votos a 5 a Suprema Corte decidiu que réus só poderão ser presos quando se esgotarem todas as possibilidades de recurso.


O voto de desempate e que decidiu o julgamento, na noite da quinta-feira (7), foi do presidente do STF, ministro Dias Toffoli. Ele se posicionou contra a prisão após a condenação em segunda instância. Mas, não descartou a possibilidade do Congresso alterar a Constituição para alterar o entendimento da Corte.


O julgamento começou no dia 17 de outubro e durou cinco sessões. Votaram contra a prisão após condenação em segunda instância: o relator, ministro Marco Aurélio Mello, Rosa Weber, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Celso de Mello e Dias Toffoli. Se posicionaram a favor da execução antecipada da pena e foram vencidos os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Após o julgamento, o presidente da Corte reforçou a mensagem ao Congresso.

Publicada: 08/11/2019

Comentários