RedeTV! News

VOLTAR

CCJ da Câmara aprova PEC da prisão em segunda instância

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição que elimina alguns tipos de recursos na justiça e permite a prisão após condenação em segunda instância.


Inicialmente, o novo texto tramitou em conjunto com a proposta original, que alterava o artigo quinto da Constituição, considerado por muitos uma cláusula pétrea. No entanto, depois de muita pressão, a relatora, deputada Caroline de Toni, do PSL, decidiu considerar apenas o novo texto.


Depois de mais de seis horas de sessão, foi aprovada por 50 a 12 votos a admissibilidade da proposta de emenda à Constituição que elimina recursos extraordinários e especiais e permite a prisão após a condenação em segunda instância.


Um projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado tem a possibilidade de tramitar mais rápido. Nesta quarta-feira (20), foi lido o relatório favorável à proposta que altera o Código de Processo Penal para que volte a valer a prisão após condenação por um órgão colegiado. O texto foi elaborado em conjunto com o ministro da Justiça, Sergio Moro, que vai participar de uma audiência pública sobre o assunto na semana que vem. Na mesma data, o projeto deve ser votado pela comissão.


O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não quis opinar sobre qual das propostas seria melhor, mas ressaltou a necessidade de segurança jurídica nas alterações.

Publicada: 20/11/2019

Comentários