RedeTV! News

VOLTAR

Bolsonaro comenta queimadas na floresta amazônica

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube

O presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que há fortes indícios de que o aumento no número de queimadas no Brasil tem sido provocado por ONGs. As queimadas na floresta amazônica tem repercutido no mundo todo.


Novamente, o presidente Jair Bolsonaro falou sobre meio ambiente ao sair do Palácio da Alvorada, logo cedo. Desta vez, ele foi questionado sobre a possibilidade de fazendeiros estarem provocando queimadas criminosas. "Pode ser fazendeiro, todo mundo pode ser suspeito. Mas o maior indício que seja ONGs", disse o presidente. 


Na quarta-feira (21), Bolsonaro já tinha acusado organizações não-governamentais de causarem as queimadas. Segundo o presidente, o motivo seria o cortes de verbas promovido pelo governo. Mas admitiu não ter provas de que as ONGs são culpadas.


Órgão do próprio governo, o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) tem demonstrado o aumento nos números de queimadas.


Do começo do ano até hoje, foram registrados mais de 75 mil focos de incêndio em todo país. Um número 85% maior do que o mesmo período do ano passado, quando foram registrados mais de 40 mil focos. Mais da metade das queimadas estão na Amazônia. Em segundo lugar, está o cerrado, com quase 30% dos focos.


Além dos danos que as queimadas causam ao meio ambiente, também já existe uma preocupação econômica. As declarações de Bolsonaro tem deixado exportadores de produtos agrícolas preocupados. Já que a imagem de um país que não cuida dos recursos naturais pode fazer com que outras nações deixem de comprar o produto brasileiro.

Publicada: 22/08/2019

Comentários