RedeTV! News

VOLTAR

Aumento da validade da CNH e limite de até 40 pontos em multas é aprovado

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (22) o projeto de lei que flexibiliza o código de trânsito brasileiro. O texto aumenta a validade da habilitação para algumas faixas etárias e mantém a obrigatoriedade do uso da cadeirinha para crianças até dez anos. 

O projeto de lei já tinha passado pela Câmara, mas teve que ser novamente votado pelos deputados por causa das mudanças feitas pelo Senado. Algumas delas não foram acatadas nessa segunda votação e ficaram fora do texto, como a possibilidade do documento de habilitação não ser impresso. No entanto, outros trechos foram aprovados, entre eles a proibição de substituir a pena de prisão por pagamento de multa ou prestação de serviços para motoristas bêbados que causarem a morte de alguém ou lesão corporal grave.

A validade da carteira de habilitação, que hoje é de cinco anos, também foi alterada. Haverá um escalonamento e, para os motoristas de até 50 anos, a habilitação será válida por dez anos, para quem tem entre 50 e 70 anos, a validade é de cinco anos e para quem tem mais de 70, a renovação deverá ser feita a cada três anos.

Publicada: 22/09/2020

Comentários