RedeTV! News

VOLTAR

Nível de radiação nas Ilhas Marshall é mais alta que em Chernobyl

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube


Segundo uma pesquisa recém-divulgada, as Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, apresentam níveis de radiação mais altos do que Chernobyl, palco de um acidente nuclear na Ucrânia nos anos 1980, e Fukushima, no Japão, onde também houve um desastre em 2011. As ilhas foram usadas pelos Estados Unidos para testes de bombas nucleares durante a Guerra Fria, há mais de 60 anos!


Segundo o centro de estudos nucleares da Universidade de Columbia, os níveis de radiação na região são de dez a mil vezes mais altos que os desastres de Chernobyl e Fukushima. O rastro atômico encontrado pelos pesquisadores estava no solo, no fundo do mar e nas frutas. Atualmente, o pedaço de paraíso que foi alvo das explosões tem cerca de 58 mil habitantes.


A partir de 1946, os norte-americanos realizaram 67 testes nucleares durante 12 anos nas Ilhas Marshall. No Atól do Bikini, testaram, inclusive, a Castle Bravo, a maior bomba de hidrogênio lançada no arquipélago, e mil vezes mais poderosa que os bombardeios ao Japão na Segunda Guerra Mundial. Não à toa, os autores do estudo recomendaram que o Atól do Bikini permaneça desabitado.

Publicada: 17/07/2019

Comentários