RedeTV! News

VOLTAR

México concede asilo político a Evo Morales

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Após renunciar na noite do domingo (10), Evo Morales, pediu asilo político ao México. A situação do país preocupa, inclusive, os bolivianos que moram no Brasil.


A renúncia de Evo Morales acontece após quase três semanas de protestos incessantes na Bolívia. A situação do país, preocupa também os brasileiros que moram no Brasil.


Pela televisão, em rede nacional, Evo Morales renunciou ao caro de presidente da Bolívia. A medida aconteceu em meio à crise política em que o país vive após a eleição presidencial do dia 20 de outubro. Segundo a contagem oficial dos votos, Evo Morales conseguiu a quarta reeleição já no primeiro turno. Ele ficou com pouco mais de 47% dos votos, enquanto o segundo colocado, Carlos Mesa, ficou com 36,5%. Segundo as regras eleitorais da Bolívia, para vencer no primeiro turno é necessário conseguir mais de 40% dos votos e uma diferença de mais de 10 pontos percentuais para o segundo colocado. Evo conseguiu uma diferença pouco acima do necessário. Foi quando começaram os protestos. A oposição acusava Evo de ter fraudado a eleição. Para apurar se realmente houve irregularidades, a Organização dos Estados Americanos (OEA) realizou uma auditoria.


Neste domingo, a OEA, apontou fraudes no processo eleitoral e recomendou a anulação das eleições do dia 20 e a realização de um novo pleito. Evo chegou a acatar a recomendação, mas, no final do dia, renunciou ao cargo junto ao vice presidente. Nesta segunda-feira (11), a presidente do TSE da Bolívia foi presa após renunciar.

Publicada: 11/11/2019

Comentários