RedeTV! News

VOLTAR

Médico japonês e outros cinco afegãos morrem em atentado

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Um médico japonês e cinco afegãos morreram nesta quarta-feira (4) em um atentado contra uma organização humanitária no Afeganistão.


Além do médico e trabalhador humanitário, outros cinco afegãos foram mortos, três seguranças, um motorista e um colega que o acompanhava.


Nakamura viajava para vistoriar um projeto, o médico comandava a instituição de caridade japonesa 'Peace Medical Service', responsável por melhorar a irrigação no Afeganistão, nas vilas em que muitos sofriam de cólera e outras doenças relacionadas à falta de água limpa.


O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, lembrou que o médico arriscava a vida com à assistência médica, que o povo afegão é grato por isso e disse estar chocado com o ocorrido. Através do twitter a missão de assistência da Organização das Nações Unidas (ONU) no país manifestou repulsa ao assassinato.


Pelo trabalho que desenvolveu, Nakamura foi homenageado com um parque em seu nome no Afeganistão e recebeu em 2003 um prêmio, que na Ásia é o equivalente ao Nobel. 


De imediato ninguém assumiu a responsabilidade pelo ataque, nem o Talibã e o Estado Islâmico que operam em toda a região.

Publicada: 04/12/2019

Comentários