RedeTV! News

VOLTAR

Irã e Estados Unidos realizam troca de prisioneiros

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Irã e Estados Unidos fizeram uma troca de prisioneiros neste sábado. O ato representa um alívio na tensa relação diplomática entre os dois países.


Na troca de prisioneiros, o cientista iraniano Massoud Soleimani deixou a prisão nos Estados Unidos e voltou para o Irã. 


Xyue Wang, pesquisador sino-americano, que estava preso no Irã, foi libertado para voltar aos Estados Unidos, onde mora com sua esposa e um filho.


Professor universitário e especialista em células tronco, Soleimani estava preso desde 2018 sob a acusação de tentar exportar material biológico para o seu país.


Já Wang estava detido há três anos por ter supostamente reunido artigos altamente confidenciais para universidades americanas e britânicas enquanto pesquisava para a dissertação de pós-graduação no Irã.


O presidente norte-americano Donald Trump disse que vai continuar trabalhando duro para trazer pra casa todos os cidadãos do país que estão presos no exterior. O ministro de Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, disse estar feliz com a libertação dos dois prisioneiros.


A troca de prisioneiros aconteceu em um momento de grande tensão entre os países. Com as sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos, que romperam o acordo nuclear com o Irã. Por causa disso, o Teerã enfrenta graves problemas, com grande desvalorização da moeda, inflação, desemprego galopante e protestos por parte da população.

Publicada: 07/12/2019

Comentários