RedeTV! News

VOLTAR

Hong Kong: eleições movimentaram a cidade

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Enfrentando a maior crise política desde que foi devolvida à China, a população de Hong Kong compareceu às urnas neste domingo (24) para as eleições distritais. Cerca de 70% das pessoas aptas a votar, contra 45% na eleição passada. 90% dos votos foram para os candidatos pró-democracia e apenas 10% para os representantes pró-Pequim.


As cédulas terminaram de ser contadas no início da tarde desta segunda-feira (25), ainda madrugada no Brasil.


Com o resultado, os candidatos a favor da democracia vão ocupar 394 assentos nos conselhos distritais, contra 58 que vão ser ocupados pelos candidatos pró-Pequim. O sucesso nas urnas também vai permitir que os democratas tenham 117 lugares no comitê de 1200 membros, responsável por escolher o chefe do executivo entre os nomes que são indicados por Pequim.


A escolha da população também deixou a situação ainda mais difícil para a governante Carrie Lam, que já sofria com a impopularidade desde o início dos protestos. Após às eleições, Lam disse que vai ouvir com mais atenção às opiniões dos conselheiros distritais.


Através do Ministro de Relações Exteriores, Pequim afirmou que independente do que aconteça, Hong Kong é parte da China e qualquer tentativa de prejudicar a estabilidade da região não vai ser bem sucedida.

Publicada: 25/11/2019

Comentários