RedeTV! News

VOLTAR

Governo argentino apresenta plano econômico

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

O governo argentino enviou ao Congresso um projeto de lei com medidas para estimular a economia e amenizar o impacto social da grave crise do país. O texto inclui uma taxa de 30% para compras no exterior, o que pode afetar o turismo argentino no Brasil.


O primeiro pacote econômico do presidente Alberto Fernández, que assumiu o cargo há uma semana, foi chamado de "Lei de Solidariedade Social e Reativação Produtiva". O projeto foi apresentado nesta terça-feira (17) pelo ministro da Economia Martín Guzmán.


O pacote conta com medidas que precisam de aprovação do Legislativo e algumas que já devem entrar em vigor por decreto. Entre elas, uma determinação de pagamento de dois bônus para aposentados. Eles devem receber cinco mil pesos, o equivalente a cerca de R$ 320 mil, em dezembro e janeiro. Outro ponto do texto é direcionado a pequenas e médias empresas, que deverão contar com um plano de pagamento facilitado de impostos atrasados. Além disso, o projeto ainda prevê congelamento de tarifas de serviços públicos, por seis meses.


Os debates na Câmara dos Deputados devem começar na quinta-feira (19) e se estender até o final do mês. As medidas pretendem dar alívio aos mais afetados pela crise no país, onde a inflação anual passa de 50% e a pobreza atinge 40 de cada 100 pessoas. Para aumentar a arrecadação e a reserva em dólares, o governo prevê o aumento de taxas. O imposto sobre importações agrícolas, que já tinha aumentado no final de semana, deve crescer ainda mais. 


Publicada: 17/12/2019

Comentários