RedeTV! News

VOLTAR

Estados Unidos afirmam estar prontos para a guerra

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui

O Chefe do Pentágono, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Mark Esper, afirmou nesta terça-feira (7) que o país não quer começar uma guerra contra o Irã, mas está pronto para qualquer conflito. 


A afirmação foi feita pelo Secretário de Defesa durante uma coletiva de imprensa no final da tarde.


O Chefe do Pentágono logo de início falou da declaração feita pelo presidente Donald Trump sobre os estados estarem prontos para destruir mais de 50 alvos no Irã, incluindo patrimônios culturais. O que seria caracterizado como crime de guerra. Mark Esper também afirmou que os Estados Unidos não vão retirar as tropas do Iraque.  


Mais cedo, o Secretário de Estado Americano, Mike Pompeo, defendeu a decisão de Trump de ordenar a execução do general iraniano, Qassem Soleimani, na última quinta-feira (2) no Iraque.


O Ministro das Relações Exteriores do Irã, Javed Zarif, classificou o assassinato de Soleimani de terrorismo estatal e prometeu uma retaliação de forma proporcional. O chanceler iraniano também alegou que os Estados Unidos negaram um visto a ele. Zarif iria participar de uma reunião do conselho de segurança das nações unidas, marcada para esta quinta-feira (9). 


Em Nova York, um dos principais pré-candidatos à presidência, o democrata Joe Biden, criticou a decisão de Trump de executar o general Soleimani. 

Publicada: 07/01/2020

Comentários