RedeTV! News

VOLTAR

Doping: Russia é banida de competições esportivas por quatro anos

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

É a maior punição já aplicada na história pela Agência Mundial Antidoping. Os membros do comitê executivo da entidade foram unânimes em suas conclusões: a Russia está banida de todas as competições esportivas pelos próximos quatros anos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (9), em Lausanne, na Suíça, pelo presidente da agência.


A decisão exclui a Rússia dos jogos olímpicos de Tóquio do ano que vem, dos jogos de inverno de Pequim em 2022 e da copa do mundo de futebol do Catar, no mesmo ano, além dos mundiais de atletismo durante esse período.


Resultados positivos eram destruídos a pedido de Moscou, apontou o documento. Até o presidente Vladimir Putin foi citado na investigação. Ele teria conhecimento que os atletas se dopavam na busca por medalhas e índices olímpicos e nada fez. 


A Rússia tem três semanas para recorrer contra a decisão junto a corte arbitral do esporte. Caso seja mantida a punição, ainda restará aos atletas que não estejam envolvidos nos casos de doping a chance de participar dos jogos olímpicos, mas sob bandeira neutra, sem uniformes com as cores do país e ainda sem a presença do hino russo.

Publicada: 09/12/2019

Comentários