RedeTV! News

VOLTAR

Brasil e Portugal se unem contra quadrilhas de tráfico de drogas

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

As polícias do Brasil e de Portugal travaram uma guerra contra quadrilhas internacionais que usam brasileiros para levar drogas para a Europa, entrando por Lisboa.


Um levantamento obtido pela RedeTV mostra que o número de passageiros presos por tráfico aqui no país e no exterior aumentou nos últimos anos. Quem conta é o repórter Peterson Izidoro.


A Polícia Judiciária de Portugal vem aumentando o cerco contra as chamadas mulas do tráfico - pessoas que recebem de dois a cinco mil euros para transportar a cocaína produzida na América do Sul para a Europa. E os brasileiros estão sendo cada vez mais seduzidos por essas organizações criminosas. Muitos viajam para cá fazendo do país uma porta de entrada da droga.


Desde 2015, a Polícia Judiciária prendeu 286 brasileiros que desembarcaram em Lisboa com drogas. Quase cinquenta por cento a mais em relação aos anos anteriores. Desse total, 112 eram do sexo feminino. O balanço também mostra que, nos últimos três anos, o número de mulheres presas foi maior do que o número de homens.


Para despistar os policias portugueses, não falta criatividade. Uma mulher trouxe na cabeça um saco cheio de cocaína. Teve quem colocou a droga na sola do tênis... em bombons, preservativos e até em garrafas de azeite. 


Quem arrisca levar cocaína no estômago pode ter um fim trágico, como esta brasileira. Ela Foi encontrada morta num hotel de Lisboa, pouco depois de enviar um vídeo para uma amiga no Brasil.

Publicada: 08/08/2019

Comentários