RedeTV! News

VOLTAR

Bariloche sofre consequências da pandemia

Bariloche, na Argentina, uma das principais estações de esqui na América Latina, tem sofrido com o impacto econômico da ausência de turistas por causa da pandemia. Frequentemente apelidada de "Brasiloche", pela alta quantidade de visitantes brasileiros no inverno, chegou a ser declarada zona de desastre econômico e social.


Após as nevadas intensas deste ano, a beleza das montanhas, telhados e árvores cobertos de branco seriam cenário ideal para uma excelente temporada turística, mas com a pandemia, as imagens de turistas em San Carlos de Bariloche no inverno deram lugar a pistas de esqui desertas, hotéis sem ocupação e ruas vazias. Um balde de água fria para quem, como Sabrina Poinho, dona de uma agência de excursões na cidade, esperava escutar ainda mais português em solo argentino neste ano. "No ano passado em Bariloche vieram 60 mil turistas brasileiros, mais ou menos numa faixa de três meses, neste ano viria muito mais, tinha mais voos diretos que no ano passado, o destino vinha crescendo a cada ano cada vez mais", disse ela.


Sem certezas sobre quando as fronteiras argentinas vão reabrir para estrangeiros e quando os voos comerciais no país voltarão a ser permitidos, Sabrina decidiu suspender temporariamente a venda das excursões.


Nesta época do ano, 70% da hospedagem de alta categoria costuma ser ocupada por brasileiros. "O turismo brasileiro é fundamental na alta temporada porque é um público de poder aquisitivo alto que consome hotelaria de quatro, cinco estrelas, gosta de comer bem, de excursões, de passeios mais caros. Não virem brasileiros é um golpe muito forte", ressaltou Claudio Roccatagliata, presidente da Associação Hoteleira Gastronômica de Bariloche.

Publicada: 01/08/2020

Comentários