RedeTV! News

VOLTAR

Após ataque, Irã promete vingança contra os Estados Unidos

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Autoridades iranianas prometem se vingar dos Estados Unidos pela execução do principal chefe militar do país. Qassem Soleimani era a segunda pessoa mais importante do Irã.


Os Estados Unidos confirmaram a ordem de realizar o ataque, que aconteceu na madrugada desta sexta-feira (3). os disparos partiram de drones e atingiram os veículos no aeroporto de Bagdá, no Iraque.  


O alvo dos mísseis foi o general Gasem Soleimani, que tinha 62 anos. ele comandava desde 1998 a força GUDS. Uma unidade de elite da guarda revolucionária iraniana. Soleimani expandiu a presença militar do país no Oriente Médio, principalmente no Iraque e Síria. Também combateu grupos rebeldes e terroristas. O general Soleimani tinha grande influência militar e política na região. Era considerado um herói nacional no Irã e a segunda pessoa mais poderosa do país, atrás somente do líder supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei.  


Mas, para os Estados Unidos, Soleimani era um terrorista. O presidente Donald Trump, que ordenou o bombardeio, justificou o ataque com uma mensagem numa rede social. 


Trump afirmou que Soleimani matou ou feriu gravemente milhares de americanos durante um longo período e planejava matar muito mais. Porém, foi pego! 

Publicada: 03/01/2020

Comentários