RedeTV! News

VOLTAR

Salete Lemos analisa economia: "Inflação segue surpreendendo para baixo"

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Em sua coluna no RedeTV News desta quarta-feira (31), Salete Lemos comentou a decisão do Banco Central sobre a taxa básica de juros, a Selic, que foi reduzida pelo Copom. "É, contudo, inegável que são cada vez maiores as condições para o Copom fazer um primeiro corte de 0,50%. A inflação segue surpreendendo para baixo; as expectativas inflacionárias estão bem ancoradas, até pelo menos 2022", analisou ela. 


"Se o Copom considerar que o seu orçamento do ciclo de corte de juros é, de fato, maior do que mostra hoje o consenso das estimativas na pesquisa Focus até o fim deste ano (de 1 ponto), então o BC estaria um pouco atrás da curva, jargão financeiro para dizer que a autoridade monetária tem de acelerar os cortes em razão de uma inflação e de uma atividade econômica que perdem o fôlego mais intensamente do que o desejável", acrescentou.


E, sobre esse assunto, concluiu: "Nesse caso, é provável o BC iniciar o ciclo com um corte de 0,50 ponto e indicar, por meio até das suas projeções de inflação no comunicado e na ata, que o ciclo de corte será mais profundo do que o consenso do mercado prevê, especialmente porque a incerteza fiscal ? avanço na aprovação da reforma da Previdência ? foi reduzida drasticamente!".

Publicada: 31/07/2019

Comentários