RedeTV! News

VOLTAR

Brasil e Argentina assinam acordo automotivo que prevê livre comércio

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!

Brasil e Argentina assinaram nesta sexta-feira (6) um acordo automotivo que prevê livre comércio entre os países em 10 anos.


O acordo assinado pelo ministro da economia, Paulo Guedes, e pelo ministro da Produção e do Emprego da Argentina, Dante Sica, prevê o livre comércio de automóveis entre Brasil e Argentina em 10 anos. No sistema atual, as exportações de um país não pode ultrapassar uma vez e meia o valor importado do outro.


Essa relação vai aumentar um décimo por ano até que um país possa exceder em até três vezes as importações. A partir de 2029, os dois países já poderão comercializar automóveis sem qualquer limite.


"Nossa decisão estratégica é de abertura gradual, porém segura", explicou Guedes. "Nós vamos abrir a economia brasileira e vamos abrir com esse bilaterais de modo que a gente tenha tempo de fazer nossas reformas de impostos, legislação, desoneração de pagamentos também gradual de forma a aumentar a competitividade da industria brasileira", completou.


O acordo também alinha as regras de comércio com o acordo Mercosul-União Europeia. A ideia é que Brasil e argentina tenham livre comércio de automóveis antes que entre em vigor o acordo com o bloco europeu.

Publicada: 06/09/2019

Comentários