RedeTV! News

VOLTAR

Uso da hidroxicloroquina pode reduzir internações pela Covid-19, diz estudo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Um estudo realizado por médicos brasileiros apontou menos internações em pacientes com sintomas leves de Covid-19 que se trataram com hidroxicloroquina associada à azitromicina. A pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (17) e publicado em uma revista científica.  

O trabalho avaliou pacientes com sintomas de infecção pelo vírus causador da pandemia do novo coronavírus. Os resultados do estudo mostraram que o tratamento preventivo com os medicamentos hidroxicloroquina e azitromicina, na fase inicial dos sintomas, pode evitar a complicação dos casos e, assim, diminuir as internações de novos pacientes, desafogando o sistema de saúde. Este estudo foi o primeiro no mundo a avaliar um volume tão grande de pacientes com sintomas da Covid-19.

Foram 636 pacientes que participaram do estudo. Desses: 26,5% tem histórico de hipertensão; 13,4% têm diabetes do tipo 2; 7,7% são obesos; e 2,7% fumantes. 412 foram avaliados pelos médicos no início dos sintomas e iniciaram o tratamento precoce com hidroxicloroquina associada à azitromicina. 

Dos pacientes que fizeram o uso do medicamento, apenas 1,9% precisou de internação. Já dos 224 pacientes que foram tratados exclusivamente com terapias tradicionais, 5,4% tiveram que ser internados.

O resultado mostra que os pacientes que não fizeram o uso do medicamento tiveram uma necessidade de internação quase três vezes maior em relação ao grupo que recebeu a hidroxicloroquina com azitromicina.

Publicada: 17/04/2020

Comentários