RedeTV! News

VOLTAR

Receitas caseiras de álcool gel não são indicadas

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


O uso do álcool em gel é um dos meios mais indicados para combater o coronavírus, mas, com a busca desenfreada pelo produto, surgem também as receitas caseiras. Essas soluções, além de ineficazes, podem prejudicar a saúde. O pânico em decorrência do Covid-19 fez com que os estoques de álcool gel acabassem em muitas farmácias.

Esse cenário causou furor na web e muitas receitas caseiras foram compartilhadas pelas redes sociais. Vendo a propagação de notícias falsas, o Conselho Federal de Química (CFQ) divulgou uma nota que "não recomenda qualquer tentativa de produção caseira de álcool gel, tanto pelos riscos associados quanto por confrontar a legislação brasileira."

A nota oficial confirma que o álcool gel é eficaz contra o novo coronavírus e é "recomendado pelas autoridades nacionais e internacionais de saúde", incluindo a OMS e o Ministério da Saúde brasileiro. 

Produzir álcool gel caseiro é perigoso e "quando se utiliza álcool líquido em elevadas concentrações, aumenta-se bastante o risco de acidentes que podem provocar incêndios, queimaduras de grau elevado e irritação da pele e mucosas", segundo a CFQ.

O Conselho ainda esclareceu que o "álcool gel, por ser considerado antisséptico, ajuda na prevenção ao contágio pelo coronavírus e sua indicação pauta-se nas medidas de prevenção ao contágio de doenças respiratórias". 

Publicada: 25/03/2020

Comentários