RedeTV! News

VOLTAR

Conheça as dificuldades do Brasil para produção das vacinas contra Covid-19

O Ministério da Saúde já distribuiu no país pouco mais de dez milhões de doses das vacinas de Oxford/Atrazeneca e da Coronavac, do instituto Butantan. Porém, o número ainda é insuficiente para conter o avanço da pandemia no Brasil. A corrida contra o tempo já começou para vacinar quase 210 milhões de brasileiros.


A largada foi dada com doses de Imunizantes importados prontos da China e da Índia. O segundo passo foi conseguir autorização da Anvisa para envasar quatro milhões de doses da Coronavac no Brasil. Processo que já foi realizado pelo Butantan. O mesmo deve ocorrer com a Fiocruz, que também aguarda o recebimento do IFA, insumo farmacêutico ativo, responsável por gerar a resposta imunológica contra a Covid-19. O último passo, e mais importante, é produzir a vacina integralmente no Brasil. Mas, pra isso, tem um caminho longo pela frente.


O Butantan e a Fiocruz, considerados centros de excelência no mundo, ainda não tem estrutura adequada para fabricar o IFA. Os dois institutos firmaram parcerias para a transferência de tecnologia e, assim, poderão fabricar o insumo.

Publicada: 28/01/2021

Comentários