RedeTV! News

VOLTAR

Rio de Janeiro tem "dia D" de vacinação contra o sarampo

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Neste sábado (7) foi realizado o "Dia D" de vacinação contra o sarampo, no Rio de Janeiro. O estado, que já registrou uma morte, pretende vacinar 3 milhões de pessoas, mas ainda está longe de atingir a meta. Postos de saúde de 92 municípios fluminenses abriram as portas para o dia d da vacinação contra o sarampo.


"É muito importante a gente estar com a vacina em dia. Não só os bebês, mas os adultos também é importante", explica Shauani Brandão, técnica de enfermagem.


Em 2019, o Brasil registrou mais de 18 mil casos, 16 mil em são paulo. Em 2020, até o momento, o país confirmou 338 casos em 8 unidades da federação com três mortes: uma em São Paulo, uma no Pará e uma no Rio de Janeiro. Todas crianças com menos de dois anos de idade que não tinham tomado a vacina. São Paulo continua a liderar em número de casos com 136. O Rio de Janeiro é o segundo colocado com 93.


A meta do Governo do estado é vacinar 3 milhões de pessoas com idade entre 6 meses e 59 anos, mas até agora apenas 700 mil pessoas foram imunizadas. Dois grupos preocupam mais: o de crianças de 1 a 5 anos e o de jovens de 15 a 29.


"Esses jovens de 20 anos, agora, eles não pegaram campanhas de segmento pra reforçar o calendário vacinal básico porque a doença tava controlada. Então, eles não só tem uma cobertura vacinal baixa porque muitos deles não tomaram a segunda dose que era feita dos 4 aos 6 anos, como não tiveram contato com o vírus selvagem, o vírus do sarampo mesmo. Então, com isso, estão mais suscetíveis a terem a doença", explica Patrícia Mattos Guttmann, superintendente de vigilância em saúde.

Publicada: 07/03/2020

Comentários