RedeTV! News

VOLTAR

Irmã Dulce será canonizada no Vaticano



Irmã Dulce será canonizada neste domingo (13) pelo Papa Francisco. Ela passou a vida ajudando os pobres da Bahia e de um simples galinheiro construiu um dos maiores hospitais do país.


Há pouco mais de cem anos, em 26 de maio de 1914, nascia Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, na Freguesia de Santo Antonio, em Salvador. Esse era o nome de batismo de Irmã Dulce que, desde criança, começava sua relação com os necessitados. Como lembra Maria Rita, a sobrinha que foi batizada com o mesmo nome e que é superintendente obras sociais Irmã Dulce: "Essa vocação, esse amor pelos pobres ela começou a manifestar quando tinha apenas 6 anos de idade. Ela procurava ajudar as pessoas que passavam na rua, precisando de uma alimento, uma roupa. Ela sempre foi uma pessoa muito preocupada com o outro". 


Aos 19 anos, em 1933, maria rita iniciou sua vida missionária. Recebeu o hábito e adotou, em homenagem à mãe, o nome de Dulce. Em 1935, começou o trabalho assistencial nas comunidades carentes de Salvador.


Pra ajudar os pobres, muitas vezes Irmã Dulce colocava em risco a própria vida. Nos anos 30 ela invadiu cinco casas na Ilha dos Ratos, em Salvador, pra abrigar doentes que recolhia nas ruas da cidade. Foi expulsa e peregrinou com os enfermos durante 10 anos e só parou quando conseguiu ocupar um galinheiro no convento de Santo Antonio.

Publicada: 12/10/2019

Comentários