RedeTV! News

VOLTAR

Gestantes relatam mudança na rotina por conta do coronavírus

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem afetado também a rotina das gestantes. Especialistas alertam que os exames do pré-natal devem continuar sendo feitos e os cuidados com a higienização devem ser redobrados.


Na reta final da gravidez, a fotógrafa Luciana Dantas tenta controlar a ansiedade para a chegada do primeiro filho. A pandemia do novo coronavírus fez com que alguns planos fossem modificados. "Tive que adiar o chá de fralda, que eu ia fazer com o meu chá de panela, que eu acabei de me mudar. Os meus planos, planos de ensaio fotográfico, eu que sou fotógrafa de gestante, não pude fazer o meu ensaio. Sempre esperei pelo meu momento e não vou poder", disse ela. A futura mamãe tem ficado em casa e só sai para fazer os exames do pré-natal. O maior medo é ser infectada pelo coronavírus e transmitir para o bebê.


"Até o momento não existe evidência científica de que o vírus passa pela barreira placentária pelo feto, mas essas atualizações são constantes e diárias e a gente está acompanhando todo esse movimento", afirma a obstetra Roberta Fernandes.


Apesar das grávidas e dos bebês não estarem no grupo de risco, algumas maternidades públicas e privadas do Rio de Janeiro adotaram medidas por conta do novo coronavírus. Em alguns hospitais as visitas foram canceladas e só é permitida a presença de um acompanhante, direito garantido por lei.


Uma das maiores preocupações das mães é transmitir a Covid-19 durante a amamentação, mas a pediatra Daniela Riccio afirma que não é preciso interromper o processo. "Não foi observado transmissão do vírus pelo leite materno. Então, pode-se manter tomando alguns cuidados como lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão, uso de máscara que deve ser usada a cada amamentação, evitar fala, tossir, espirrar durante a amamentação", explicou a médica.

Publicada: 28/03/2020

Comentários