RedeTV! News

VOLTAR

Demora no SUS preocupa mulheres com com câncer de mama

Assista mais vídeos e inscreva-se no nosso canal de Jornalismo no Youtube. Clique aqui!


Leis que garantem uma série de direitos à saúde da mulher não são respeitadas. Uma das maiores preocupações é com a dificuldade de acesso aos exames que ajudam a prevenir o câncer de mama. A jornalista Nathália Cachoeira descobriu sozinha um nódulo na mama direita e procurou atendimento na rede pública de saúde. Como teve dificuldade até pra marcar uma consulta, decidiu pagar um médico particular. Quando saiu o resultado da biópsia, ela voltou ao SUS. A demora chegou a oito meses e a solução, mais uma vez, foi o atendimento particular. Até a cirurgia para a retirada do nódulo ela pagou.


A legislação brasileira garante uma série de direitos para a saúde da mulher. Entre eles, a realização de mamografias anuais pelo SUS a partir dos 40 anos de idade. Mas a realidade de quem depende da rede pública mostra que muitas vezes a lei não é cumprida. A mais nova lei entrou em vigor no mês passado. Ela amplia o direito à cirurgia plástica reconstrutiva da mama nos casos de mutilação decorrente do tratamento de câncer. E com o atendimento público precário, muitos pacientes dependem da justiça pra garantir os direitos.


"No caso da Nathália, a primeira consulta pelo SUS só teria acontecido 15 dias depois da cirurgia que foi feita em um hospital particular", afirma Fabrício Almeida, diretor da OAB-MG.

Publicada: 26/08/2019

Comentários