09/05/2019 15:09:00 - Atualizado em 09/05/2019 15:17:00

Temer se entrega à PF em São Paulo após nova ordem de prisão

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Réu em seis processos, Temer voltou à prisão

O ex-presidente Michel Temer se apresentou à Polícia Federal em São Paulo por volta das 15h desta quinta-feira (9). Ele deixou sua residência no Alto de Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, por volta das 14h45. Mais cedo, a juíza Caroline Vieira Figueiredo, da 7ª Vara Criminal do Rio de Janeiro, deu prazo até as 17h para que ele se apresentasse espontaneamente à PF. A decisão também vale para João Baptista Lima Filho, conhecido como coronel Lima.

Na quarta-feira (8), a segunda instância da Justiça Federal, no Rio de Janeiro, determinou nova prisão de Temerque já havia sido preso pela força-tarefa da Operação Lava Jato em 21 de março. Com a decisão, a defesa do ex-presidente protocolou um pedido de habeas corpus no início da tarde e aguarda julgamento do STJ.

Temer e o coronel Lima foram alvos da Operação Descontaminação, um dos desdobramentos da Lava Jato no Rio de Janeiro, que investiga desvios da ordem de R$ 1,8 bilhão nas obras da usina nuclear de Angra 3. No dia 21 de março, o juiz Marcelo Bretas, 7ª Vara Federal Criminal, acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e decretou as prisões preventivas de ambos.

Na ocasião, eles foram levados ao Rio de Janeiro, onde ficaram detidos por quatro dias, sendo libertados em 25 de março, conforme liminar concedida pelo desembargador Antonio Ivan Athié. Ontem (8), a Primeira Turma do TRF-2 derrubou essa liminar por 2 votos a 1. A posição de Athié foi vencida pelos votos dos desembargadores Abel Gomes e Paulo Espírito Santo.

O ex-presidente foi preso juntamente com outros acusados de integrar uma quadrilha que cometeu crimes de corrupção relacionados à construção da Usina Nuclear Angra 3.

As prisões haviam sido determinadas pelo juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, que julga os processos relacionados à Lava Jato no Rio de Janeiro.

RÉU EM SEIS PROCESSOS

Alvo de muitas investigações, o ex-presidente já é réu em seis ações. A denúncia mais recente foi aceita na última segunda-feira (6) pela Justiça Federal em Brasília e é sobre um suposto esquema de corrupção envolvendo integrantes do MDB na Câmara dos Deputados. Além de Temer, ex-ministros Eliseu Padilha e Moreira Franco também passaram à condição de réus nesse outro processo. 

DEFESAS 

O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, informou, após a decisão que determinou a prisão, que não há fundamentos para determinar a nova custódia de Temer.

A defesa do coronel Lima não comentou a decisão da Justiça.

Veja também!

>>> Não existe mais espaço para aumentar impostos, diz Guedes

>>> Câmara analisa decreto que flexibiliza uso de armas

>>> Mulher tenta comer polvo vivo, mas acaba com animal "grudado" no rosto

Você já assinou o nosso canal no YouTube? Clique e inscreva-se agora!

Recomendado para você

Comentários