20/11/2018 13:45:00 - Atualizado em 20/11/2018 14:05:00

Sérgio Moro anuncia Maurício Valeixo como novo diretor-geral da PF

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Futuro ministro Sergio Moro (Foto: Agência Brasil)

Futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, o juiz Sergio Moro anunciou nesta terça-feira (20) que o delegado Maurício Valeixo será o novo diretor-geral da Polícia Federal (PF).

O escolhido de Moro é o atual superintendente da PF no Paraná e já ocupou o cargo duas vezes. Em Curitiba, Valeixo já atuou em fases da Operação Lava Jato e coordenou a ação de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

"Eu sempre afirmei que seria eu um tolo se não aproveitasse pessoas que trabalharam comigo, especialmente no âmbito da Operação Lava Jato, que essas pessoas já provaram tanto a sua integridade quanto a sua eficiência", disse Sérgio Moro durante o anúncio, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, onde fica o gabinete de transição do novo governo. 

Ex- diretor de Inteligência da PF, o delegado terá missões específicas na direção-geral, segundo Moro. “Ele irá fortalecer a Polícia Federal, direcionando as investigações com foco [no combate à] corrupção e [ao] crime organizado, que são dois problemas sérios do país.”

Outros cargos

Além de anunciar o novo cargo de Valeixo, o futuro ministro ainda informou que a delegada Érika Marena, que atualmente está à frenet da Superintendência da PF no Sergipe, irá assumir o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) do Ministério da Justiça.

Para Moro, Malena é o nome ideal para o posto. "A delegada tem minha plena confianca. O que aconteceu em Florianopolis foi uma tragedia. Toda solidariedade aos familiares do reitor, mas foi um infortunio, um imprevisto no ambito de uma investigacao, mas a delegada nao tem responsabilidade quanto a isso", disse Moro. 

Por fim, Moro afirmou que pretende convidar o atual diretor-geral da PF, Rogério Galloro, para integrar sua equipe no ministério: "Conversei com dr. Galloro, agradeci a ele pelos serviços prestados e pretendo convidá-lo a ajudar em alguma função no âmbito do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. Ele não sai por demérito".

Recomendado para você

Comentários