08/11/2018 14:18:00

'Propinolândia' da Alerj movimentou ao menos R$ 54 milhões, diz PF

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

O esquema de compra e vendas de votos na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) movimentou ao menos R$ 54 milhões, segundo informações da Polícia Federal divulgadas em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (8). O caso foi desvendado na Operação Furna de Onça, que apura o chamado "mensalinho" da Alerj. 

Para o procurador-regional da República, Carlos Aguiar, o caso mostrou que a Alerj se transformou numa "propinolândia": "As investigações demonstraram que esses personagens lotearam o estado do Rio de Janeiro para viabilizar a execução dos seus interesses políticos. Alerj se tornou propinolândia". 

Desde às 2h, agentes da PF e procuradores da República trabalham para o cumprimento de 22 mandados de prisão expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Até 12h, 20 deles haviam sido cumpridos, incluindo pedidos contra três alvos que já estão presos há um ano, em outra operação. 

A ação investiga esquema de compra de votos com dinheiro de propina e distribuição de cargos ainda em vigência e iniciado no primeiro governo de Sérgio Cabral, em 2007. 

Os desembargadores aprovaram por unanimidade, em sessão secreta em 25 de outubro, as prisões temporárias dos deputados André Corrêa (DEM), Coronel Jairo (Solidariedade), Luiz Martins (PDT), Chiquinho da Mangueira (PSC), Marcelo Simão (PP), Marcos Abrahão (Avante) e Marcos Vinícius Vasconcelos Ferreira, o Neskau (PTB). 

Jorge Picciani, Edson Albertassi e Paulo Mello, que já foram presos em novembro do ano passado na operação Cadeia Velha, também tiveram as prisões preventivas decretadas. 

Beneficiado por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), Picciani, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), vai continuar em prisão domiciliar.

O nome Furna da Onça faz referência a uma sala nos fundos da sede da Alerj, onde os parlamentares costumam se reunir para conversas mais reservadas sobre votações.

Recomendado para você

Comentários