17/07/2018 08:01:00 - Atualizado em 17/07/2018 08:04:00

Presidente do STF, Cármen Lúcia assume presidência do Brasil na ausência de Temer

Redação/RedeTV!


(Divulgação/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, assume a Presidência da República nesta terça-feira (17). Ela ficará no cargo pela terceira vez em razão de viagens ao exterior do presidente Michel Temer e dos seus suplentes, os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).

Temer embarca na manhã desta terça para a República de Cabo Verde, onde participará da 12ª Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O presidente tem revisão de retornar ao Brasil na quarta (18).

Enquanto a ministra Cármen Lúcia estiver no comando do País, o STF, que se encontra em plantão devido o recesso de meio de ano, fica sob responsabilidade do ministro Celso de Mello, que é o mais antigo oficial do tribunal. O vice-presidente do STF, Dias Toffoli, que assumiria nesse caso se encontra em viagem no exterior.

Cármen Lúcia assume pela terceira vez a presidência do Brasil. Teve a primeira oportunidade em abril, quando Temer fez viagem ao Peru, Rodrigo Mais ao Panamá e Eunício ao Japão. Em junho, ela tomou posso novamente devido a ida de Temer ao Paraguai. Na ocasião, Maia foi à Portugal e Eunício à Argentina.

E os que deveriam assumir viajam por aí...

Desde abril, Rodrigo Maia e Eunício Oliveira, que deveria comandar o País na ausência de Temer, programam compromissos no exterior sempre que o presidente realiza viagens. Ambos fazem isso visando evitar o risco de não serem impedidos de disputar as eleições.

Se os primeiros a suceder ficarem no exercício da Presidência da República por período de seis meses anteriores à eleição, eles só poderiam concorrer ao cargo de presidente e não outros, como deputado e senador.

Recomendado para você

Comentários