27/08/2018 15:54:00 - Atualizado em 27/08/2018 16:18:00

PGR denuncia Cristiane, Jefferson e mais 24 por fraudes

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Raquel Dodge (Foto: Agência Brasil)

A procuradora-geral da república (PGR), Raquel Dodge, apresentou nesta segunda-feira (27) a denúncia contra 26 pessoas por supostas irregularidades na concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho. 

Entre os acusados de organização criminosa estão o ex-deputado Roberto Jefferson, o ex-ministro do trabalho Helton Yomura, os deputados Cristiane Brasil (PTB), Jovair Arantes (PTB), Nelson Marquezelli (PTB), Paulinho da Força (SD), Wilson Filho (PTB) e Nelson Marquezelli (PTB).

A denúncia foi enviada para o Supremo Tribunal Federal (STF). O relator é o Ministro Edson Fachin. A acusação foi derivada da Operação Registro Espúrio. Um novo inquérito foi solicitado para investigar crimes de lavagem de dinheiro, tráfico de influência e crimes de corrupção.

Ao pedir que os acusados se tornem réus, Raquel Dodge afirmou que eles participaram do esquema de corrupção que consistia na cobrança de vantagens indevidas em troca da concessão do registro de entidades sindicais.

“Os elementos probatórios reunidos no inquérito indicaram que representantes das entidades sindicais ingressam no esquema criminoso em razão da burocracia existente na Secretaria de Relações do Trabalho, que dificulta – e muitas vezes impede – a obtenção de registro àqueles que se recusam a ofertar a contrapartida ilícita que lhes era exigidas”, argumentou Raquel Dodge.

Na denúncia, a procuradora também pediu ao STF que os acusados percam os cargos públicos e sejam condenados ao pagamento de R$ 8 milhões em danos morais e matériais pelos delitos.

Os deputados Nelson Marquezelli (PTB-SP), Jovair Arantes (PTB-PB), Paulinho da Força (SD-SP) e Wilson Filho (PTB-PB) também foram denunciados. 

A denúncia será analisada pelo ministro Edson Fachin, relator da investigação, e será julgada pela Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. A data do julgamento ainda não foi marcada.

Recomendado para você

Comentários