17/10/2018 18:06:00 - Atualizado em 17/10/2018 18:07:00

PF não encontrou provas para indiciar José Yunes, ex-assessor de Temer

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

(Foto: Divulgação)

Investigado pela Polícia Federal na Operação Skala, José Yunes, amigo ex-assessor do presidente Michel Temer, não foi indiciado por falta de elementos que sustentem a acusação. A informação foi publicada pelo site O Antagonista, na noite de terça-feira (16).

Ao portal da RedeTV!, a assessoria da PF, em Brasília, informou que não poderia confirmar a informação sobre Yunes, pois não comenta investigações em andamento.

Yunes chegou a ser preso em março deste ano durante a operação deflagrada pela apurar o suposto favorecimento da empresa Rodrimar S/A por meio da edição do chamado Decreto dos Portos (Decreto 9.048/2017), assinado pelo presidente Michel Temer em maio do ano passado.

Além dele, também foram presos o ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da estatal Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) Wagner Rossi, o presidente do Grupo Rodrimar à época, Antônio Celso Grecco. 

A empresária Celina Torrealba, uma das proprietárias do Grupo Libra, que também atua no ramo portuário, foi detida em seu apartamento, no Rio de Janeiro. Da família, apenas Gonçalo Torrealba, do grupo Libra, foi indiciado - conforme lista abaixo. 

Relatório concluído

Na terça (16), a PF informou que indiciou Temer e mais dez pessoas no mesmo inquérito. Eles foram indiciados pelos crimes de corrupção passiva, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No relatório final, o delegado responsável pelo caso também pediu ao Supremo o bloqueio de bens de todos os acusados e prisão preventiva de quatro deles, o coronel João Batista Lima Filho, amigo de Temer, a arquiteta Maria Rita Fratezi, mulher de Batista, e os investigados Carlos Alberto Costa, sócio do coronel, e Almir Martins Ferreira. Ao enviar o caso à PGR, Barroso também proibiu os acusados que tiveram prisão solicitada de deixarem o país.

Os indiciamentos foram entregues ao relator do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. Após receber o documento, Barroso pediu parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que terá 15 dias para se manifestar sobre eventual denúncia contra os acusados. A filha de Temer, Maristela de Toledo Temer Lulia também está na lista de indiciados. 

Veja a lista:

1. Michel Miguel Elias Temer Lulia

2. Rodrigo Santos da Rocha Loures (ex-deputado)

3. Antônio Celso Grecco (sócio da Rodrimar)

4. Ricardo Conrado Mesquita (sócio da Rodrimar)

5. Gonçalo Borges Torrealba (Grupo Libra)

6. João Baptista Lima Filho

7. Maria Rita Fratezi

8.  Carlos Alberto Costa Filho

9. Carlos Alberto Costa

10. Almir Martins Ferreira

11. Maristela de Toledo Temer Lulia (filha de Temer)

Recomendado para você

Comentários