21/08/2021 13:03:00

Pessoas surdas podem fazer denúncias em Libras

Redação/RedeTV!

A função está disponível nos canais Disque 100 e Ligue 180

(Foto: Agência Brasil)

O atendimento com acessibilidade é um direito às pessoas surdas ou com deficiência auditiva e é previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI).

Por isso, o governo federal, por meio Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), criou a disponibilização da versão acessível do Disque 100 e Ligue 180 atendimento humanizado em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com o ministério, mais de 1,7 mil pessoas surdas utilizaram a função, disponível no portal da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos (ONDH) e no aplicativo Direitos Humanos Brasil.

“Uma ouvidoria de denúncias de direitos humanos que oferece videochamada para que pessoas surdas possam denunciar em sua própria língua, é um serviço único em todo o mundo, já que conta com intérpretes humanos. Além disso, coloca a pessoa surda como parte da sociedade. A pessoa surda é um cidadão igual a todo mundo e, por isso, a gente precisa divulgar o trabalho da Ouvidoria para que todos saibam que ela é acessível”, afirmou a secretária titular da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Priscilla Gaspar.

Todos os intérpretes de Libras que realizam os atendimentos nos canais receberam treinamento para  saber lidar com situações de violação de direitos humanos.

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