25/04/2024 17:48:00

Mudanças climáticas afetaram os preços dos alimentos, afirma Paulo Teixeira

Redação RedeTV!

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar falou das medidas adotadas pelo governo Lula na produção de alimentos 

(Foto: Divulgação/ RedeTV!)

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, afirmou nesta quinta-feira (25), em entrevista ao “É Notícia”, que as mudanças climáticas influenciaram na alta dos preços dos alimentos no Brasil.

As mudanças climáticas estão sendo tão severas, que afetam a produção de alimentos, por secas extremas e chuvas extremas. Isso aumentou o preço dos alimentos no final do ano”, disse o ministro ao comentar uma das grandes preocupações do governo Lula. 

Paulo Teixeira destacou as medidas adotadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar para aumentar a produção de alimentos no Brasil. “A primeira é, no Plano Safra agora, do mês de junho, ter estímulos à produção de alimentos. Além dos estímulos, diversificar os lugares da produção de alimentos, para que você não fique vulnerável as mudanças climáticas. Você tem que levar para outros lugares do Brasil sem tirar de onde está, mas ampliar a produção de alimentos para outros lugares do Brasil, para diminuir o preço dos alimentos. E estimular o agricultor que não acessa créditos, com juro muito baixo, para que ele produza esses alimentos. Esse é o nosso desafio”, revelou em conversa com o jornalista Kennedy Alencar. 

O ministro ainda pontuou que o governo está empenhado em reduzir os conflitos no campo com ações voltadas a conciliação. “Diminuíram as mortes no campo. Isso é muito importante, isso é em virtude dos programas de reforma Agrária e conciliação! Menos gente morreu. E isso foi por ação do estado. Inclusive teve estado que a gente levou a Força Nacional. (…) Outro dado muito importante é o recorde de resgate de trabalhadores em situação análoga ao trabalho escravo”, afirmou. 

Paulo disse que o governo Lula enfrentou três grandes problemas ao assumir o mandato, pois durante sua gestão, Jair Bolsonaro “armou o campo e estimulou a violência, não tinha ações para reforma agrária, não tinha fiscalização das condições degradantes de trabalho”. 

Ataques de Elon Musk ao STF 

Os ataques realizados pelo bilionário Elon Musk ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foram criticados por Paulo Teixeira. “O que o Elon Musk vem se meter aqui no Brasil! Acho que o Alexandre de Moraes tem que abrir um processo contra ele, investigá-lo! Ele está agindo contra a soberania nacional”, disse.

Ao comentar o caso, o ministro também comparou a forma que o governo norte-americano vem tratando o Tiktok ao aprovar um projeto de lei que bane a rede social, devido à segurança do país. Para o político, a conduta de Musk não seria admitida nos Estados Unidos. “O que ele está fazendo, os EUA não aceitariam! O que ele esta fazendo no Brasil é interferir nas instituições brasileiras e atacando o STF. Acho que o Brasil tem que tomar uma providência judicial contra ele”, concluiu.

Veja também!

- Alexandre Nardoni nega ter matado Isabella e diz que vai procurar o "verdadeiro culpado"

- Casal gay denuncia loja por homofobia após se negarem a fazer "convites homossexuais"

- Moraes conclui que não há provas que Bolsonaro pediria asilo à Hungria

Confira o nosso canal 'Notícias RedeTV' no Youtube:

Recomendado para você

Comentários