21/03/2019 13:30:00 - Atualizado em 21/03/2019 15:04:00

Moreira Franco é o quinto ex-governador do RJ a ser preso

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Ex-ministro de Minas e Energia foi preso em força-tarefa da Lava Jato

(Foto: Agência Brasil)

Moreira Franco é o quinto ex-governador do Rio de Janeiro a ser preso em menos de três anos. O ex-ministro de Minas e Energia foi alvo de mandado de força-tarefa da Operação Lava Jato nesta quinta-feira (21).

Além de Moreira Franco, foram detidos os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, que recorrem em liberdade, e Sérgio Cabral e Luiz Fernando Pezão, que seguem presos.

ex-presidente Michel Temer também foi preso pela força-tarefa da Lava Jato nesta quinta-feira em sua casa, em São Paulo, e seguiu para a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro. 

Os mandados contra Moreira Franco e Temer foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro

Partido

Em nota, o MDB lamentou a "postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte de Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa".

Defesa

Em nota, a defesa de Moreira Franco manifestou "inconformidade com o decreto de prisão cautelar". Para os advogados, a medida não é necessária, pois ele "encontra-se em lugar sabido, manifestou estar à disposição nas investigações em curso, prestou depoimentos e se defendeu por escrito quando necessário".

A defesa diz que a ordem de prisão "causa estranheza" por ser de um juiz "cuja competência não se encontra ainda firmada, em procedimento desconhecido até aqui".

Recomendado para você

Comentários