08/03/2021 15:56:00 - Atualizado em 08/03/2021 16:06:00

Ministro do STF anula todas as condenações contra Lula na Lava Jato e ex-presidente volta a ser elegível

Redação/RedeTV!

Fachin anulou decisões da Justiça Federal do Paraná 

(Foto: Agência Brasil)

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF) anulou todas as condenações contra Luiz Inácio Lula da Silva pela Justiça Federal no Paraná relacionadas a Operação Lava Jato. Dessa forma, o ex-presidente se torna novamente elegível e recupera seus direitos políticos.

A decisão do ministro diz que a Justiça Federal do Paraná falhou nos processos relacionados ao triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula.

"Com a decisão, foram declaradas nulas todas as decisões proferidas pela 13ª Vara Federal de Curitiba e determinada a remessa dos respectivos autos para à Seção Judiciária do Distrito Federal”, diz o texto divulgado pelo gabinete do Ministro.

"Embora a questão da competência já tenha sido suscitada indiretamente, é a primeira vez que o argumento reúne condições processuais de ser examinado, diante do aprofundamento e aperfeiçoamento da matéria pelo Supremo Tribunal Federal”, completa ainda.

Os processos agora devem ser analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal. Que pode ou não validar as condenações. 

Veja também!

>>> Fiscalização interdita 23 estabelecimentos no Rio de Janeiro

>>> Câmara dos Deputados vota esta semana a PEC Emergencial

>>> Governo registra 105 mil denúncias de violência contra a mulher


Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários