22/06/2022 09:33:00 - Atualizado em 22/06/2022 09:40:00

Milton Ribeiro é alvo de operação da Polícia Federal por esquema de corrupção no MEC

Redação RedeTV!

Ex-ministro da Educação foi preso em uma das suas residências na Baixada Santista

(Foto: Agência Brasil)

O ex-ministro da educação Milton Ribeiro, e os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos são alvos de uma operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quarta-feira (22). Eles são acusados de criar um esquema de corrupção para a liberação de verbas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Batizada de “Acesso Pago”, a operação investiga o “tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos”.

Segundo a PF, Milton Ribeiro foi preso em uma de suas residências na Baixada Santista. Além do mandado do ex-ministro, a corporação cumpre outros 13 mandados de busca e apreensão e cinco de prisão em Goiás, São Paulo, Pará e Distrito Federal.

O inquérito foi aberto após o jornal “O Estado de S. Paulo” divulgar, em março, informações sobre um suposto esquema de favorecimento de pastores com os recursos do Ministério da Educação (MEC).

Ainda de acordo com a PF, o crime de tráfico de influência tem pena prevista de dois a cino anos de reclusão. São investigados também fatos tipificados como crime de corrupção passiva (dois a 12 anos de reclusão), prevaricação (três meses a um ano de detenção) e advocacia administrativa (um a três meses).

Vale lembrar que Ribeiro foi exonerado do cargo assim que iniciaram as investigações sobre o caso.

Veja também!

>>> Aneel reajusta bandeiras tarifárias em até 64%

>>> Vice-presidente diz que adesão do Brasil à OCDE é prioridade

>>> Comitê avaliará indicação para presidência da Petrobras na sexta-feira

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários