07/04/2018 19:18:00 - Atualizado em 08/04/2018 07:25:00

Lula é preso após se entregar à Polícia Federal

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

O ex-presidente Lula chega à sede da Superintendência da PF onde vai cumprir pena (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil) 

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se entregou à Polícia Federal na noite deste sábado (7) para cumprir ordem de prisão expedida pelo juiz federal Sérgio Moro. Por volta das 18h40, ele saiu a pé do sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, onde estava desde a última quinta-feira (5). Esta é a primeira vez que um ex-presidente é preso por crime comum no Brasil.

Tecnicamente, o ex-presidente já está preso, por estar sob custódia da Polícia Federal, cujos agentes foram buscá-lo na sede do sindicato. De São Paulo, o ex-presidente deve seguir para Curitiba, onde começará a cumprir a pena de 12 anos e um mês.

Em discurso no fim da manhã deste sábado (7), Lula afirmou que se entregaria, mas que provaria inocência. "Eu vou cumprir o mandado. Vou atender o pedido deles, vou atender porque eu quero fazer a transferência de responsabilidade. Eles acham que tudo o que acontece nesse país é por minha causa. Não vou correr. Eu vou provar a minha inocência".

Últimos momentos

Antes de se entregar à Polícia Federal, o ex-presidente foi cercado por militantes, que se reuniram nos arredores do sindicato e impediram a movimentação nos portões do local.

Integrantes do PT se revezaram nos apelos à multidão para garantir a saída de Lula do sindicato. Manifestantes gritavam palavras de ordem e frases de incentivo para o ex-presidente. Alguns entoavam: "Não se entrega! Não se entrega!".

Com a confusão, a presidente nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), subiu ao carro de som para tentar acalmar os militantes e afirmou que a Polícia Federal havia concedido o tempo de 30 minutos para que o ex-presidente se apresentasse.

Minutos depois, o ex-presidente deixou o local a pé cercado por seguranças e militantes.

Condenação

O caminho para a prisão de Lula foi aberto após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o habeas corpus impetrado pela defesa do ex-presidente por 6 votos a 5, na última quarta-feira (4), em um julgamento de quase 11 horas de duração.

A defesa de Lula ainda tentou entrar com um novo pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça (STJ), na noite de quinta, para evitar a prisão do ex-presidente, contudo o recurso foi negado. Os advogados do petista argumentam que os recursos no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ainda não foram esgotados e pedem que a pena só seja cumprida apenas quando todos os embargos forem analisados. Na sexta, foi a vez do ministro Félix Fischer, do STJ, negar novemante um novo habeas corpus apresentado pela defesa de Lula.

Lula foi condenado por Sérgio Moro a cumprir 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo caso do triplex no Guarujá (SP). Ele foi acusado pelo Ministério Público de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS. Posteriormente, o TRF-4 aumentou a pena do ex-presidente Lula para 12 anos e 1 mês de encarceramento, com início em regime fechado.

Relembre a sequência de ações penais que culminaram no pedido de prisão de Lula:

- 04/03/2016 : Houve condução coercitiva de Lula para depor à Polícia Federal, autorizada por Moro. A defesa também questionou interceptações telefônicas feitas no escritório de Roberto Teixeira, um dos advogados do ex-presidente. As gravações acabaram anuladas como prova.

- 14/08/2016: O procurador da República Deltan Dallagnol apresenta denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra o ex-presidente. Na ocasião, os procuradores apontaram Lula como “comandante” do esquema de corrupção na Petrobras.

- 20/04/2017: Após quatro meses preso na carceragem da Polícia Federal em Curitiba, em decorrência de outras ações, o empresário Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, depõe contra Lula no processo, e afirma que havia reservado o triplex para Lula.

- 10/05/2017: Lula e Moro ficam frente à frente pela primeira vez. Na ocasião, o ex-presidente negou ser dono do triplex no Guarujá (SP), afirmando que nunca ocupou o imóvel ou ter tido sequer a intenção de comprá-lo. A defesa reafirmou não haver nenhum documento a comprovar que a unidade seria de propriedade de Lula.

- 12/07/2017: Moro proferiu sua sentença, na qual condenou Lula a nove anos e seis meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

- 12/09/2017: A defesa do ex-presidente recorreu contra sentença ao Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4), segunda instância da Justiça Federal, com sede em Porto Alegre. Na alegação, os advogados argumentam que houve uma série de equívocos durante a tomada de depoimentos.

- 12/01/2018: Os desembargadores da Oitava Turma do TRF4 decidem ampliar a punição a Lula para 12 anos e um mês, em regime fechado, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

- 21/02/2018: Advogados do ex-presidente recorrem ao próprio TRF4 contra decisão de prisão sob a alegação de que viola a Constituição.

- 27/03/2018: A defesa de Lula recorre, novamente, ao TRF4 contra a decisão de pena em regime fechado.

- 04/04/2018: Em sessão que durou mais de 9 horas, o Supremo Tribunal Federal (STF), por um placar de 6 x 5, rejeitou habeas corpus preventivo apresentado por Lula para evitar uma eventual prisão. 

-05/04/2018: O juiz Sérgio Moro determina que o ex-presidente se apresente à Polícia Federal até as 17h do dia seguinte para cumprir a pena em regime fechado.

-06/04/2018: Há protestos contra e a favor da decisão do Supremo. Em São Paulo, Lula se reúne com a cúpula do PT e sindicalistas. É aguardada a manifestação dele.

Recomendado para você

Comentários