10/11/2022 12:09:00 - Atualizado em 10/11/2022 14:06:00

Lula afirma que Alckmin não será ministro em seu governo

Redação RedeTV!

Presidente ainda confirmou que viajará ao Egito na segunda-feira (14)

(Foto: Reprodução/TVPT)

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (10) que Geraldo Alckmin (PSB), seu vice e coordenador da equipe de transição de governo, não terá cargo em ministérios. Lula ainda confirmou que viajará para o Egito na segunda-feira (14), onde participará da COP27, a conferência do clima da Organização das Nações Unidas.

“Eu fiz questão de colocar o Alckmin como coordenador da transição para deixar claro que ele não vai te vaga de ministro, ele é vice-presidente e será vice-presidente. A comissão de transição não decide nada, ela faz uma levantamento da situação do país, por tanto se alguém quiser contribuir pode mandar proposta. Não se sinta excluído por não participar diretamente. Nós estamos começando um processo”, disse Lula em pronunciamento no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) em Brasília (DF), onde seus aliados trabalham na transição governamental, entre eles, o próprio Alckmin, e a presidente do PT, Gleisi Hoffmann.

“Uma transição partidária. São 14 partidos que participaram. A transição é um período que é para ter bastante participação para ouvir bastante, não errar, quem ouve mais erra menos. E nos tivemos uma frente Democrática bastante e ampla que no segundo turno se fortaleceu ainda mais. Contributiva transição. O Brasil tem pressa para combater a fome, é uma fase para levantar dados, levantar questões, ganhar tempos para dia primeiro colocarmos a mão na obra”, afirmou Alckmin.

Ainda durante o pronunciamento, Lula se emocionou ao falar sobre a fome e a pobreza no Brasil. O presidente eleito disse que não esperava que a fome pudesse voltar ao país. “Os brasileiros votaram porque acreditam que devemos governar para todos, mas temos que dar prioridade para os mais necessitados […] Se quando eu terminar esse mandato, se cada brasileiro estiver tomando café, almoçando e jantando, eu terei cumprido a missão da minha vida. Desculpa mas eu jamais ia esperar que a fome voltasse a esse país”, lamentou.

Esta foi a primeira vez que o presidente eleito visitou a sede da transição de governo. Entre os integrantes da equipe estão a senadora Simone Tebet (MDB-MS), os economistas Pérsio Arida e André Lara Resende, e os ex-ministros Alexandre Padilha (PT-SP), Humberto Costa (PT-PE), Aloizio Mercadante (PT) e Nelson Barbosa.

Veja também!

>>> Ministério da Defesa divulga relatório e aponta riscos à segurança do processo eleitoral

>>> TSE dificultou a análise dos códigos-fonte das urnas, afirma Ministério da Defesa

>>> Lula participa de encontro com ministros do STF

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários