11/10/2018 14:18:00

Justiça Federal manda soltar Marconi Perillo, ex-governador de GO

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

(Foto: Agência Brasil)

A Justiça Federal concedeu, no início da tarde desta quinta-feira (11), habeas corpus para o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), preso na quarta (10) enquanto prestava depoimento à Polícia Federal sobre as investigações da Operação Cash Delivery, que apura repasses de propinas da Odebrecht para campanhas eleitorais.

A decisão, em caráter liminar, é do desembargador Olindo Menezes, da 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1). No despacho, Menezes apontou que "todas as suspeitas da autoridade policial e do magistrado devem ser apuradas, mas isso não equivale a que os investigados sejam presos de logo, sem culpa formada".

Ainda segundo o desembargador, a prisão preventiva, como modalidade cautelar, não é adequada ao caso, "pois viola o estado de liberdade de uma pessoa que ainda não foi julgada e que tem a seu favor a presunção constitucional da inocência".

Prisão e investigação

Um dos investigados na Operação Cash Delivery, que investiga denúncias de pagamento de propina a agentes públicos de Goiás, Marconi Perillo foi à Superintendência da PF para prestar depoimento. Por decisão do próprio ex-governador, o depoimento inicial foi mantido. Até as 16h50, Perillo contimuava sendo ouvido pela PF.

Em nota divulgada na quarta, Kakai lembra que o TRF1 já concedeu liminares determinando a soltura de dois investigados na Cash Delivery. “Não há absolutamente nenhum fato novo que justifique o decreto [de prisão] do ex-governador Marconi Perillo."

Para o advogado, a prisão de Perillo “constitui uma forma de descumprimento indireto dos fundamentos das decisões de liberdade concedidas a outros investigados”, “por fatos supostamente ocorridos entre 2010 e 2014, [baseada] na palavra isolada dos delatores”.

Perillo já era suspeito desde a deflagração da operação, em 28 de setembro, mas não pôde ser preso por que estava concorrendo ao Senado. Ele recebeu 416.613 votos e não foi eleito.

Recomendado para você

Comentários