24/05/2018 21:30:00 - Atualizado em 24/05/2018 22:19:00

Governo anuncia proposta para encerrar greve dos caminhoneiros

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Após sete horas de reunião, o governo federal anunciou na noite desta quinta-feira (24) que chegou a uma proposta para suspender a greve dos caminhoneiros - que já dura quatro dias e afeta vários setores e serviços em 25 estados e DF. 

Em coletiva de imprensa, os ministros Eduardo Guardia (Fazenda), Eliseu Padilha (Casa Civil), Carlos Marun (Secretaria de Governo) e Valter Casimiro (Transportes) informaram que o acordo foi fechado com os líderes do movimento e inclui a suspensão da greve por 15 dias, quando uma nova reunião deve ser realizada.

Segundo Padilha, das 11 entidades que participaram das negociações, somente a União Nacional dos Caminhoneiros recusou-se a assinar os termos por não concordar com a proposta. A ABCam (Associação Brasileira dos Caminhoneiros), que também negociava os termos, abandonou a reunião.

“O preço ficará fixo nesse patamar que foi definido pela Petrobras por 30 dias. A Petrobras está oferecendo os primeiros 15 dias e a partir do 16º dia isso será pago pela União”, disse Guardia.

Em evento em Minas Gerais, o presidente Michel Temer citou o acordo para encerrar a greve: "Acabo de receber a notícia, o chefe da Casa Civil está anunciando um pré-acordo feito com todas as categorias que será levado à assembleia geral, eu espero que até amanhã essa questão já esteja solucionada".

Veja alguns pontos do acordo:

-  Preço do diesel será reduzido em 10% e ficará fixo por 30 dias. O valor ficará fixo em R$ 2,10 nas refinarias pelo período

 - Os custos da primeira quinzena com a redução, estimados em $ 350 milhões, serão arcados pela Petrobras. As despesas dos 15 dias restantes ficarão com a União como compensação para a petrolífera.

- A cada 30 dias, o preço do combustível será ajustado conforme a política de preços da Petrobras e fixado por mais um mês.

- Não haverá reoneração da folha de pagamento do setor de cargas

- Tabela de frete será reeditada a cada três meses

- Ações judiciais contrárias ao movimento serão extintas

- Multas aplicadas aos caminhoneiros em decorrência da paralisação serão negociadas

- Entidades e governo terão reuniões períodicas

- Petrobras irá contratar caminhoneiros autônomos como terceirizados para prestação de serviços

Recomendado para você

Comentários