18/12/2017 17:57:00 - Atualizado em 18/12/2017 18:13:00

Gilmar Mendes manda soltar Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral

Redação/RedeTV!

Sérgio Cabral e Adriana Ancelmo (Foto: Divulgação)

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta segunda-feira (18) habeas corpus para Adriana Ancelmo, esposa de Sérgio Cabral, ex-governador do Rio condenado por esquema de corrupção. Na decisão, ele substituiu a prisão preventiva por recolhimento domiciliar. 

No texto, Mendes classificou que o crime praticado por Adriana é grave, mas "não envolve violência ou grave ameaça à pessoa". Ele comparou o caso dela ao de uma mãe que foi presa com o marido e liberada para prisão domiciliar a fim de cuidar dos menores de idade.

Por fim, Mendes considerou que "a condição financeira privilegiada" de Adriana "não pode ser usada em seu desfavor".

Em novembro, o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) determinou que a ex-primeira-dama fosse transferida para o regime fechado. Antes da decisão, ela cumpria medida cautelar de recolhimento domiciliar em seu apartamento no Leblon, zona sul do Rio, por ter filhos menores de idade.

Adriana está presa na Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, onde também está preso seu marido, o ex-governador Sérgio Cabral, e outros políticos do Rio de Janeiro. Ela foi condenada a mais de 18 anos de reclusão por associação criminosa e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Calicute, da Polícia Federal, um desdobramento da Lava Jato, que investiga desvio de recursos públicos em obras realizadas pelo governo fluminense com empreiteiras no estado do Rio de Janeiro.

Veja também: Cabral é condenado a mais de 45 anos de prisão

Recomendado para você

Comentários