17/06/2016 08:40:00

Exoneração de Henrique Eduardo Alves é publicada no Diário Oficial

Redação/RedeTV! com agências

O governo federal publicou na edição desta sexta-feira do Diário Oficial da União a exoneração de Henrique Eduardo Alves do cargo de ministro do Turismo. O político pediu para deixar o cargo na quinta-feira (16) após ser citado na delação premiada do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

O ex-presidente da Câmara Henrique Alves teria recebido, segundo Machado, R$ 1,55 milhão em doações eleitorais com recursos ilícitos.

Em carta enviada a Temer, Alves classifica a decisão de deixar o cargo como uma atitude pessoal "em prol do bem maior" e afirma que não quer criar "constrangimentos ou qualquer dificuldade para o governo" - leia a íntegra no final deste texto.

Ele é o terceiro ministro, após pouco mais de um mês do governo interino de Michel Temer, depois de denúncias relacionadas à Operação Lava Jato. Romero Jucá, que foi ministro do Planejamento, e Fabiano Silveira, da Transparência, Fiscalização e Controle, saíram dos cargos após divulgação de trechos da delação de Machado, em áudio, em que eles criticavam a operação. Segundo a agência Reuters, o Planalto ainda não tem uma avaliação do que representará a queda de mais um ministro, mas uma fonte avalia que o "clima está pesado".

Fontes do Planalto não confirmam o teor da conversa do ministro com o presidente interino, mas lembram que Temer, depois de afastar o segundo auxiliar por problemas com a Lava Jato, chegou a dizer publicamente que havia criado uma "jurisprudência" e que ministros com problemas teriam que pedir demissão.

Recomendado para você

Comentários