22/08/2018 11:56:00 - Atualizado em 22/08/2018 12:49:00

Em decisão unânime, Mesa da Câmara cassa o mandato de Maluf

Redação/RedeTV! com Agência Brasil


(Rovena Rosa/Agência Brasil/Arquivo)

A Câmara dos Deputados cassou nesta quarta-feira (22) o mandato do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP), de 86 anos. A decisão da Mesa Diretora foi unânime. 

A 2ª secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO), já havia dito anteriormente que o mandato de Maluf deveria ser cassado. Atualmente, o parlamentar cumpre prisão domiciliar em São Paulo por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelo crime de lavagem de dinheiro.

“A Mesa terá que aceitar a decisão judicial. Já passou do tempo e não dá para continuar esperando. Não há mais prazo”, disse a deputada ao chegar à residência oficial da presidência da Câmara, no Lago Sul. Perguntada se Maluf deverá ser cassado hoje, a parlamentar respondeu que “sim”.

A defesa de Maluf, em nota, reiterou que a decisão do parlamentar de renunciar ou não é “personalíssima” e cabe exclusivamente ao deputado afastado.

Maluf cumpre pena de 7 anos e 9 meses de reclusão em casa, em São Paulo, após condenação por desvios em obras quando foi prefeito da capital paulista.

Ele chegou a ser preso por três meses em regime fechado, em Brasília, mas teve direito a regime domiciliar concedido pelo plenário do Supremo Tribunal Federal em maio.

No mês de maio, Paulo Salim Maluf foi novamente condenado, por unanimidade, pela Primeira Turma do STF por falsidade ideológica com fins eleitorais devido a fraudes na prestação de contas de sua campanha eleitoral de 2010.

A pena é de 2 anos e 9 meses de prisão em regime semiaberto, convertido para domiciliar.

Recomendado para você

Comentários