29/04/2018 08:41:00

Em carta a Gleisi Hoffmann, Lula se diz "perplexo" por Moro "não cumprir determinação do STF"

Redação/RedeTV! com Agência Brasil


(Foto: Ricardo Stuckert/Lula/Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria dito que ficou “perplexo ao saber que [o juiz Sergio] Moro e o Ministério Público não vão cumprir a determinação do STF”. De acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, a frase consta em uma carta escrita pelo político destinada à presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleisi Hoffmann.

A declaração de Lula seria uma referência à decisão do juiz federal de manter sob sua jurisdição as ações penais das quais é alvo. Em 24 de abril, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a decisão individual do ministro Edson Fachin que determinou o envio de acusações de delatores da Odebrecht contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a 13ª Vara Federal em Curitiba, comandada pelo juiz federal Sérgio Moro.

Por 3 votos a 2, seguindo voto divergente do ministro Dias Toffoli, a Turma entendeu que as acusações contra Lula não têm relação com os desvios de recursos na Petrobras, cujo relator é o juiz Sérgio Moro.  Dessa forma, o processo deve ser enviado para a Justiça Federal em São Paulo, onde os supostos crimes ocorreram. Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes seguiram o voto de Toffoli. Edson Fachin e Celso de Mello não conheceram o recurso. Apesar da decisão do STF, Moro informou em 26 de abril que aguardaria a publicação do acórdão para, então, enviar o processo para a Justiça paulista.

Eleição

Segundo a Folha de S. Paulo, Lula também fala na carta, que chegou a Gleisi na sexta-feira (27), sobre sua eventual candidatura à presidência da República nas eleições deste ano. “Quando falei para o diretório agir com liberdade era para evitar a ideia de que o partido é refém do Lula. Só isso”, teria escrito o petista.

Recomendado para você

Comentários