18/05/2022 13:54:00 - Atualizado em 18/05/2022 14:04:00

Dias Toffoli rejeita pedido de Bolsonaro para investigar Alexandre de Moraes

Redação RedeTV!

Segundo o presidente da República, Moraes utilizou de um suposto abuso de autoridade para incluí-lo no inquérito das fake news

(Foto: Divulgação/STF)

Nesta quarta-feira (18), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli rejeitou o pedido de investigação contra o ministro, também do STF Alexandre de Moraes, apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Bolsonaro, Moraes utilizou de um suposto abuso de autoridade para incluí-lo no inquérito das fake news. O presidente havia apresentado uma notícia-crime contra o ministro na noite de terça-feira (17).

Na avaliação do presidente, foram cometidos cinco crimes por Alexandre de Moraes: negativa de acesso aos autos, prestar informação inverídica sobre procedimento, exigir cumprimento de obrigação sem amparo legal, desrespeitar o princípio da duração razoável da investigação e instauração de inquérito sem justa causa.

De acordo com Toffoli, os fatos apresentados por Bolsonaro não constituem crime e, por isso, não há motivo para uma investigação.

Inquérito das fake news

O inquérito das fake news foi aberto em 14 de março de 2019 pelo presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, para investigar possíveis divulgações de notícias falsas, ofensas e ameaças à Corte.

A medida gerou críticas do Ministério Público e meio jurídico . A então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, defendeu o arquivamento do inquérito, mas o pedido foi negado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Veja também!

>>>Bolsonaro ajuíza ação no STF contra Alexandre de Moraes

>>>Alesp vota pela cassação do ex-deputado Arthur do Val

>>>Filha de Paulo Cupertino nega que pai tentou contato

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários