16/01/2019 07:35:00 - Atualizado em 16/01/2019 07:36:00

Decreto que flexibiliza posse de arma foi "ponderado", diz Moro

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

O ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, opinou sobre o decreto que facilita a posse de armas no Brasil, assinado na última terça-feira (15) pelo presidente Jair Bolsonaro.

"Acho interessante que tanto pessoas críticas quanto favoráveis à posse de armas criticaram o decreto de hoje, uma mostra de que ele foi ponderado", garantiu Moro durante entrevista à Globo News.

Moro ainda afirmou que não há "mobilização" na pasta para a flexibilização do porte de armas no país. "Eu confesso que fiquei concentrado sobre os aspectos de posse e não existe dentro da minha pasta nenhum movimento nesse sentido, envolvendo a questão do porte de armas. É uma situação diferente e, se houver alguma proposição nesse sentido, tem que ser muito bem estudada. Este é um tema muito delicado", explicou o ministro.

Na terça, Bolsonaro usou o Twitter para reforçar o discurso que fez no fim da manhã, ao assinar o decreto. Na rede social, o presidente afirmou que o decreto “respeita a vontade popular” expressa no referendo de 2005.

Naquele ano, os brasileiros foram às urnas para decidir se o comércio de armas deveria ser proibido. Na ocasião, o voto “não” venceu, com a população decidindo por manter o comércio de armas com as restrições que já vigoravam à época.

O presidente também lembrou o dispositivo que aumenta para dez anos o prazo para renovação de armas de fogo. “Além das inúmeras iniciativas tomadas nestes primeiros dias de governo, aumentamos de três [e cinco anos] para 10 anos o prazo para a renovação da posse da arma de fogo e acabamos com a subjetividade para a compra, que sempre foi dificultada ou impossibilitada. Esse é apenas o primeiro passo!”.

Recomendado para você

Comentários