31/01/2018 08:02:00

Datafolha mostra Lula em vantagem após condenação e Bolsonaro na liderança em cenário sem o ex-presidente

Redação/RedeTV!


(Foto: ABr)

O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece na liderança das intenções de voto para a eleição deste ano após a condenação em segunda instância do caso do tríplex do Guarujá. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31) mostra que até 37% dos eleitores pretendem votar no petista no pleito que acontece em outubro.

Em todos os cenários apresentados pelo instituto, Lula é líder no primeiro turno, com percentual variando entre 34% e 37%. O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) é o segundo colocado aparece na segunda colocação em todas as simulações feitas com o nome do ex-presidente, variando entre 15% e 18% das intenções de voto.

O Datafolha também apresentou possíveis eleições sem a presença de Luiz Inácio Lula da Silva na corrida à presidência. Em todos os casos, Bolsonaro é líder, ficando com percentual entre 18% e 20%. Já a disputa pela segunda colocação fica mais acirrada. Ciro Gomes (PDT) e Marina Silva (Rede) aparecem em tal posição, dependendo do cenário apresentado. Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em terceiro, muito próximo de Ciro no caso de Marina Silva não disputar o pleito.

Na simulação de um eventual segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva venceria o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, com 49% contra 30%. Contra a ex-senadora Marina Silva, a vitória seria por 47% a 32%. Já diante de Jair Bolsonaro, o petista levaria vantagem com 49% ante 32% do adversário.

O levantamento foi realizado entre segunda (29) e terça-feira (30), menos de uma semana após a sessão que confirmou a condenação de Lula. Foram ouvidas 2.826 pessoas em 174 cidades do país. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Recomendado para você

Comentários